Primeiro veio uma vontade imensa: o sonho de construir uma brinquedoteca para as crianças do município onde moro. Depois, e não por coincidência, uma oportunidade. Numa reunião convocada pela Secretaria de Assistência Social do município fomos informados sobre o fato da Petrobras estar com inscrições de projetos, do Programa Desenvolvimento & Cidadania, abertas. Apesar de nunca ter escrito nenhum projeto até então, resolvi arriscar. Acessei a página em que a Petrobras havia colocado à disposição de todos o formulário para inscrição de projetos. Li tudo. Comecei a elaborar e a preenche-lo como quem está ainda rascunhando. Preenchi tudo o que pude. Apesar de estar exercendo, naquele momento, o cargo de tesoureira voluntária da creche não tinha na cabeça todos os dados necessários para preenche-lo. Depois então pedi auxílio, dados que pudessem me ajudar a elaborar um projeto mais completo e detalhado. Mais do que tudo eu estava era feliz com a oportunidade de trazer para as crianças do bairro onde moro uma brinquedoteca de verdade! Não me sentia como uma "funcionária" trabalhando para melhorar o atendimento oferecido à sua clientela. Mas como uma estudante de pedagogia, moradora de um bairro no qual realiza um trabalho voluntário como tesoureira em uma creche, e que deseja e tenta realizar seu sonho de proporcionar às crianças dali, uma brinquedoteca das boas.(Ai, que delícia!)
Bom, projeto escrito, eu mesma fiz uma encadernação (como direi?) ...Lúdica (rsrsrs). Capa dura, amarela, com letras coloridas, miolo todo dobrado como uma sanfona. (Ouvi falar que deu um certo trabalho manuseá-lo para fazer cópias, mas que também o povo lá gostou do jeitão do nosso projeto). Toda a equipe de direção da creche, principalmente sua presidente, senhora Maria José De Luna Cabrera, apoiou o projeto e acreditou nele.
Enfim: o projeto "Brinquedoteca na Creche" foi aprovado! Então, vamos ao que interessa. Afinal queremos compartilhar nossa experiência com vocês e mostrar as etapas de construção e implantação do nosso projeto.
Primeiro dia de obra. As paredes começam a ser levantadas.
Duas novas paredes começaram a ser levantadas num canto do pátio, já telhado, que nós já tínhamos no piso superior do prédio. Precisamos levantar somente mais duas paredes porque este espaço já possuía duas paredes: uma lateral do prédio (na foto acima) e uma de fundo. Foram colocadas duas janelas na frente da sala, duas basculantes no fundo e uma porta. Nesta etapa inicial, recebemos o apoio da prefeitura municipal, já que a creche é conveniada, ou seja, é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos e abriga em seu interior uma E.M.E.I (Escola Municipal de Educação Infantil). Uma empresa contratada pela prefeitura realizou a obra em si. Houve um atraso considerável no cronograma do projeto por conta da demora nos processos de licitação, contratação e etc. (Vocês devem saber como são estas coisas no Brasil).
Segundo dia. As duas paredes já mais altas.
Terceiro dia. Parede lateral.
Quarto dia, parede lateral.
Quarto dia. Parede da frente.
Quinto dia. Parede da frente. Já dá pra notar que haverão duas janelas na frente e que a porta será instalada na lateral.
Sexto dia. Instalação de conduítes e caixinhas.
Sétimo dia. Parede da frente.
Oitavo dia. Colocação das janelas e batente da porta.
Nono dia.
Décimo dia. Colocação de janelas basculantes na parede do fundo.
Décimo segundo dia. (No décimo primeiro não houve nada que justificasse uma postagem aqui).
Primeira etapa do reboco da parte interna.
Décimo terceiro dia. Reboco da parte externa.
Neste ponto houve uma parada nas obras por conta de problemas lá na prefeitura.
Na volta ao trabalho. Acabamentos foram feitos.
Massa corrida na parte interna.
Parede da frente.
E lateral.
Pintura externa da parede da frente.
Pintura externa da parede lateral. Pintamos minimamente, sem igualar totalmente às cores do resto da creche porque as cores deste governo são os verdes claro e escuro." Logo" a prefeitura virá pintar a creche toda nestas cores. Decidimos então por deixar mais para o branco até que tudo se torne verde.
A obra nos foi entregue com algumas falhas. Solicitamos então à Secretaria de Obras que fizesse uma avaliação, que foi realizada de imediato e alguns serviços foram feitos.
A creche pertence ao Grupo Fraternal Mealheiros da Luz. Um senhor eletricista frequentador do grupo ofereceu-se para refazer a instalação elétrica neste momento da obra. Ele avaliou o que foi feito pelo empreiteiro e disse que deveríamos melhorar algumas coisas, providenciar outras. Teríamos mais segurança, mais estrutura. Resolvemos que valia à pena dar uma quebradinha em alguns lugares para fazermos a coisa mais certa.
Na foto abaixo dá pra ver um dos rasgos na parede.
Essa aí foi uma quebradinha que resolvemos fazer. A treliça metálica que estrutura o telhado ainda estava exposta, sem acabamento, o que foi bom, pois facilitou o trabalho do eletricista.
Aproveitamos para mudar o sistema que era utilizado na caixa de luz antiga que havia neste andar. Tornando-o mais seguro.
Abaixo a foto da caixa sem a tampa de proteção.
O que era assim...Ficou assim. Bem mais seguro!
Ele deixou também os pontos de luz em seus devidos lugares para que pudéssemos fazer, depois, a instalação do forro. Aqui a parede interna do fundo já aparece pintada de verde. De longe não dá para perceber mas ela estava bem manchada precisando ainda ser repintada, o que a Secretaria de Obras providenciou depois.
A instalação do forro, e do DryWall sobre as treliças metálicas para fechar completamente as paredes, foram feitas por uma empresa da região do Vale do Paraíba contratada por nós com a verba do projeto. O trabalho deles foi primoroso. Gostamos muito do resultado.
Esta parede branca é a lateral, vista internamente. Dá pra ver a faixa de DryWall cinza sobre ela. Esta "buraqueira" aí foi feita para receber a instalação de um dos ventiladores de parede que o empreiteiro contratado pela prefeitura tinha que ter instalado e não o fez.
O DryWall instalado sobre a parede da frente. E um pedaçinho de imagem dele sendo instalado na parede lateral.
Parede lateral totalmente fechada.
Finalmente os acabamentos foram feitos.
Ah que alegria! Os móveis que compramos chegaram! E já montados.Um mais lindo que o outro e, o melhor: de ótima qualidade!
Todos os móveis foram encomendados com rodízios para que possamos reconfigurar a arrumação do espaço sempre que desejado ou necessário. Uma beleza!
Uma parte dos brinquedos já pertencia à creche, outra parte foi adquirida com a verba do projeto.
A princípio eles foram organizados desta forma:
Este cantinho faz muito sucesso!
É o favorito das crianças: tanto meninas quanto meninos adoram.
Esta é a turminha do Maternal IIB em seu primeiro dia de visitação à brinquedoteca.
Neste momento eles estão sendo orientados pela educadora brinquedista sobre as regras de uso
do espaço.
Agora já brincando.
O Maternal IIA também esteve lá.
A bancada de ferramentas é um sucesso.
Estas são algumas das fotos do primeiro dia de funcionamento. Vamos evitar postar imagens que mostrem o rosto das crianças para não expô-las além do necessário.
A inauguração oficial da brinquedoteca ainda não aconteceu porém achamos importante iniciar o atendimento das crianças o quanto antes por conta dos atrasos na realização do projeto.
Nosso compromisso aqui é o de continuar registrando e postando o trabalho e as novidades relacionadas a este projeto tão importante que proporciona às nossas crianças momentos e aquisições de conhecimentos tão fundamentais para sua aprendizagem e o seu bom desenvolvimento .
Esperamos que tenham gostado! Bjs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário