domingo, 25 de setembro de 2011

Feiras de Trocas e Vendas de Brinquedos Usados

O Mercattino dei Bambini é uma feira de brinquedos usados que acontece de junho a setembro na cidade de Cattolica, há três horas e meia de Roma, na Itália. Todas as terças-feiras no final da tarde as crianças, principalmente, movimentam a Praça do Mercado. Este é o quarto ano em que esta feira acontece em Cattolica, sendo que ocorre há vinte anos na região, simultaneamente, em diferentes cidades vizinhas.As próprias crianças, ajudadas por seus pais, montam suas barracas e vendem objetos, brinquedos, roupas e artigos que não desejam mais.
A cada edição o número de barracas participantes aumenta. Atualmente o número de barracas chega a setenta.

Mercattino dei Bambini em Cattolica. Foto Miriam Prado/ Editora Globo.

No Brasil temos na cidade de Holambra, interior paulista, uma feira que também está em sua quarta edição, chamada Mercado de Brinquedos Usados. Nele crianças e adolescentes de cinco a quinze anos trocam e vendem brinquedos, roupas e animais de estimação.
(Informações baseadas em matéria da Revista Crescer da Editora Globo).
***
Acredito que bons exemplos e boas ideias devam ser seguidas. Precisamos deixar de lado os valores equivocados que temos trazido conosco e que têm nos prejudicado para que possamos servir de exemplo às próximas gerações: isto é educar.
Esta cultura do 'ter" que temos propagado só interessa àqueles que vendem, àqueles que lucram com os altos índices e  taxas de consumo.
Para nós importa é viver bem, o melhor que pudermos, sem nos sobrecarregarmos com valores que não nos levam a nada. Temos comprado sem parar. Mal saímos do Natal, caímos no Ano Novo, e saltamos para o Carnaval e Páscoa. Aí vem Dia das Mães, Namorados, Pais e etc. Temos ensinado às nossas crianças que amor é algo que vem junto com presentes. Sem presentes não serve.
Enchemos nossas ruas com carros zero quilômetros comprados em dezenas de prestações e mal conseguimos transitar nas grandes cidades, vítimas de nosso próprio consumismo e falta de senso.
É hora de parar e refletir: que mundo queremos para nossos filhos? Mas é hora também de fazer: transformar o mundo em que vivemos hoje, o mundo da nossa casa, do nosso trabalho e todos aqueles que alcançamos transformar,  para ajudar a construir este mundo que tanto sonhamos para nossos filhos e netos.
E o que temos feito? O que podemos fazer agora? Reflita e faça você também o melhor que estiver ao seu alcance. Vai valer à pena!
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário